terça-feira, 3 de maio de 2011

Aparelho Dentário - sabendo um pouco mais.

A pouco mais de um mês estou usando aparelho dentário, e estou odiando, está tudo doendo. Só que já sentiu dor de dente ou usa/usou aparelho sabe do que estou falando.
Mas a questão é o seguiunte: aparelho não é moda é necessidade.
Muitos acham que aparelho é modinha, porém na minha visão , o uso se tornou mais comum devido a falicidade de encontra especialista e o preço que está mais em conta. 
Devido as dores não paro de pensar no meu bendito aparelho, então fiz uma pesquisa para compreender mais essa minha nova realidade. Veja.

Porque devo colocar um aparelho dentário?

Eis a questão que eu própria me coloquei antes de ganhar um “sorriso metálico”. Afinal, porque devo eu colocar um aparelho nos dentes se a minha dentição não é assim tão má.
Ora, a não ser que seja dentista, ou esteja ligado à medicina dentária, as probabilidades de estar enganado em relação à saúde e estado dos seus dentes, são elevadas.
Estamos certos que se pondera colocar aparelho ortodôntico é porque há algo de errado com os seus dentes. Então porque deve colocar aparelho? A função primordial dos aparelhos dentários é a de endireitar os seus dentes, ou seja, ao colocar aparelho:
  • Alinha o seus dentes da forma correcta, ganhando enormemente em termos estéticos
  • Previne o desgaste anormal de alguns dentes e até das gengivas
  • Previne problemas de oclusão (o abrir e fechar da boca), pois os maxilares estarão na posição certa
  • Fecha espaços entre dentes e melhora o seu alinhamento tornando a higiene oral mais eficaz
No fundo, ganha dentes alinhados, com maior facilidade de higienização e que no futuro lhe trarão muito menos problemas.

Como funcionam os aparelhos ortodônticos

Afinal, como é que o seu Ortodontista depois de lhe colocar um “simples aparelho metálico”, consegue alinhar os seus dentes? Primeiro, como verá neste site, há aparelhos de alta tecnologia que de simples têm pouco. Segundo, nem todos os aparelhos são metálicos. Surpresa? Nem tanto, como verá.
Mas, respondamos à questão de como funciona afinal um aparelho: os aparelhos dentários funcionam aplicando pressão continuada por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direcção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição.
Parece algo muito doloroso! Não vamos dizer que este é um processo indolor, mas que esta descrição não o assuste. Este é um processo gradual, pois se fosse mais acelerado a dor sería insuportável. Daí que em alguns casos tenha que se usar aparelho durante vários anos.

Que tipos de aparelhos posso colocar nos dentes?

 Atualmente existem no mercado vários tipos de aparelhos dentários. 


Por agora, podemos dizer-lhe que existem pelo menos 2 tipos (quanto à sua fixação): os aparelhos dentários fixos (mais comuns) e os removíveis. Os fixos são os que mais frequentemente vemos serem aplicados, pois estão destinados a tratamentos mais prolongados. Em casos em que a dentição apenas precisa de reajustes simples, é prescrito o aparelho dentário removível.

Dentro dos aparelhos dentários fixos encontramos:


 Para conhecer melhor cada um é só clickr no nome.

Peça do Aperelho Dentário


O que posso esperar deste tratamento? Vantagens…

As vantagens de colocar aparelho são evidentes. Embora maioritariamente sejam reduzidas às melhorias estéticas, estas não se ficam por aqui:
  • ganhos estéticos surpreendentes – dentes alinhados = estética melhorada
  • mais fácil de proceder à higienização – tanto da escovagem como da aplicação de fio dentário
  • mastigação mais eficaz – consequentemente digestão melhorada
  • prevenção de problemas mandibulares
  • melhorias da dicção e da fala em geral
Depois de aplicado o aparelho ortodôntico, a sua dentição estará totalmente alinhada e na posição que devería estar, portanto a sua saúde e estética terão um “boost” significativo.

Como escolher uma clínica/dentista onde colocar o aparelho?

Por indicação, esse é o melhor jeito, pois aquele que te indicar tem uma experiência positiva na clinica passará mais credibilidade.Mas a escolha é sempre sua. Vá a vários locais, informe-se não só do preço dos vários aparelhos dentários mas também:

  • Experiência que têm na colocação do aparelho que pretende
  • Frequência dos ajustes
  • Custos de manutenção do aparelho
  • Informe-se também por pessoas que já tenham feito este tratamento na Clínica que escolheu
Não se acanhe! Toda a informação que reunir será útil na hora de investir na melhoria do seu sorriso!

 Fonte de consulta: http://aparelhosdentarios.com/


 @IlmaraaRibeiro manda beijoss metalicos para todos.

6 comentários:

  1. Nossa, uma ótima explicação, e eu vou ter que por aparelho daqui a uns 2 meses, tbm nao vejo motivos fortes mais ,a dentista que manda né, durante minha gestação sofri mt com dor nos dentes . . . e agora que ja esta no fim , estou dando graças a deus , pq dor de dente é realmente um SACO! acaba com o seu dia , com seu humor, só da vontade de deitar e chorar rsrsrsrsrs então melhoras pra voce! e boa sorte pra mim x.x de dor por dor prefiro a do parto mesmo sendo forte passa rapido e nao volta tão cedo rsrsrsrsrs beijoos

    ResponderExcluir
  2. Eu usei aparelho durante tres anos, o resultado vc vê em menos de tres meses depois que vc coloca, mas a fixação é que importante, e os ajustes tb, eu amava usar aparelho, e chorei quando tirei, gostava muito! bjs!

    ResponderExcluir
  3. Aiin eu tbm tenho que colocar quando/como não sei, só que agora já estou mais informado. Beijuh :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! A minha filha vai colocar este mês!

    ResponderExcluir
  5. Eu uso aparelho há uns 3 meses, mas sempre penso no futuro, como ficarão meus dentes. Não coloquei porque queria usar, mas por necessidade mesmo. Queria meus dentes alinhados e precisava passar por essa tortura. Odeio quando dizem "morro de vontade de usar aparelho", é um saquinho, sou doida pra tirar logo!

    ResponderExcluir
  6. uso aparelho e nao é tão ruin assim como o comentario de cima.. no primeiro mês maxuxa bastante,mas logo dps acostuma,e oque dói mas é a borrachinha dos primeiros dias. . nao muda em nada pra beijar!

    ResponderExcluir

Comente! Dê voz a seus pensamentos ;)
Obrigada por comentar e contribuir para o crescimento do blog.
Assim que possível iremos retribuir a sua visita e seu comentário :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...