quinta-feira, 6 de setembro de 2012

II Seminário Discursos em Interfaces Contemporâneas – UFRRJ


Estou felicíssima em participar do II Seminário Discursos em Interfaces Contemporâneas – “Modernismo brasileiro 90 anos: outras vanguardas, neovanguardas e pós-vanguardas”, que começou no dia  03 e termina hoje,  06 de setembro de 2012 , e está sendo realizado na universidade mais bonita do Brasil, a UFRural do Rio de Janeiro, no campus Seropédica. 




No ano em que se celebram os 90 anos da Semana de Arte Moderna, o Grupo de Pesquisa “Discursos: História, Literatura e Memorialismo em interfaces contemporâneas”, majoritariamente vinculados à UFRRJ, contando também com pesquisadores de outras instituições do país. Vem propor uma observação  critica  do impacto do movimento no contexto cultural da época, suas contradições e, prospectivamente, analisar / discutir seu legado ou não para as gerações futuras, colocando em pauta o diálogo das gerações pós-45 e contemporâneas com os mestres do passado.

O Seminário do ano passado foi incrível (leia aqui) e esse ano não deixou a desejar.
Ontem, a noite a mesa contou com as presenças ilustre do Poeta Antonio Cícero e Prof. Dr. Ítalo Moriconi (UERJ).

Antonio Cícero POESIA "O PAÍS DAS MARAVILHAS'

Não se entra no país das maravilhas
pois ele fica do lado de fora,
não do lado de dentro. Se há saídas
que dão nele, estão certamente à orla
iridescente do meu pensamento,
jamais no centro vago do meu eu.
E se me entrego às imagens do espelho
ou da água, tendo no fundo o céu,
não pensem que me apaixonei por mim.
Não: bom é ver-se no espaço diáfano
do mundo, coisa entre coisas que há
no lume do espelho, fora de si:
peixe entre peixes, pássaro entre pássaros,
um dia passo inteiro para lá.

O poeta contemporâneo Antonio Cícero discursou abertamente sobre o tema "O modernismo e a modernidade da poesia de Carlos Drummond de Andrade".
Fiquei maravilhada com a sua simplicidade. Os momentos mais belos foram quando Cícero recitava os poemas de Drummond transmitindo assim a sua interpretação apaixonante.

Abaixo fragmento da Poesia de Drummond “A Flor e a Náusea",

Preso à minha classe e a algumas roupas,
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias espreitam-me.
Devo seguir até o enjôo?
Posso, sem armas, revoltar-me?

[...]


Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
Ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios
garanto que uma flor nasceu.

Sua cor não se percebe.
Suas pétalas não se abrem.
Seu nome não está nos livros.
É feia. Mas é realmente uma flor.

Sento-me no chão da capital do país às cinco horas da tarde
e lentamente passo a mão nessa forma insegura.
Do lado das montanhas, nuvens maciças avolumam-se.
Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pânico.
É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.



Prof. Dr. Ítalo Moriconi
Prof. Dr. Ítalo Moriconi, atual Editor Chefe da editora UERJ,  com o tema “Moderno ou modernista? Sentidos do lirismo no século XX brasileiro: Bandeira, Cecília, Quintana.”, fez uma análise  claramente significativa sobre o trabalho de Mário Quintana o poeta da simplicidade.

Abaixo fragmento da Poesia “Eu escrevi um poema triste” Quintana.

Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza…
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel…
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves…
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!

E hoje tem mais!!

06/09/2012 – Quinta-feira
TARDE
13h30 
Sessões de Comunicação Coordenadas 

15h30: Intervalo 

16h: Mesa-redonda: Outras vanguardas
"90 anos da Odisseia de Bloom , de James Joyce", Profª Dra. Munira Hamud Mutran (USP)
“A Formação das Estrelas: Observações em torno do Sistema Poético Brasil-Portugal”, Prof.Dr. Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ) 

17h30 Intervalo 

NOITE
18h30
Modernismo e Estudos Linguísticos.
"Mário de Andrade, também linguista de vanguarda?", Prof. Dr. Marcelo Módolo (USP) "O índio que não é Peri: a pesquisa em línguas indígenas de 1890 a 1929", Profª Dra. Beatriz Protti (UFRJ) 

20h30 
Encerramento 

Para maiores informações acesse UFRRJ Eventos


 

5 comentários:

  1. Que maravilha!! fiquei com saudade dos meus tempos de faculdade!!

    e adoro quando vc escreve: 'A Universidade mais bonita'!! ;-)

    minha filha tbm faz Letras na mais bonita (Campus NI) rs

    Bjs pra vc e Welen!!


    saúde,paz bom fim de semana e venha comemorar comigo! ;-)

    Ro

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde.
    Estou visitando seu cantinho e retribuindo sua visitinha em meu blog Mulher Atual.
    Beijocas flor.

    ResponderExcluir
  3. ai flor amei a "universidade mais bonita do Brasil" rs, esse seminário parece ter sido mt bom!!! amooo literatura,porém portuguesa!
    rsrsrsrrs
    a única que me agrada
    hehehheheh para estudar mas para ler gosto tb da brasileira
    mas
    literaturas a parte,amei o post
    obrigada pela visita no blog
    bjim e volte sempre
    Bel Carvalho
    http://actualprettyandfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada amiga querida, em breve mais fotos do evento =)

    ResponderExcluir
  5. adorei o post, super legal falar da universidade :)
    beijos

    www.tracasebaratas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente! Dê voz a seus pensamentos ;)
Obrigada por comentar e contribuir para o crescimento do blog.
Assim que possível iremos retribuir a sua visita e seu comentário :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...