sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Como as pessoas enxergam uma obesa?

As vezes eu acho que tenho sérios problemas de caráter, concepções erradas. Me sinto muitas vezes, em uma festa na qual não fui convidada, tudo culpa da minha cabeça com defeito. Mas logo passa, e lembro que estamos vivendo em tempos de valores invertidos, e que sim, talvez eu tenha uma cabeça defeituosa. Ela é de antigamente. Respiro aliviada.
Esse momento desabafo é devido a história da Haley Morris-Cafiero,uma fotografa americana, que em um belo dia, resolveu tirar um autorretrato que capturasse sua solidão em meio a multidão. Ao revelar o filme, percebeu que tinha um homem caçoando dela por trás.
Mais tarde no mesmo dia ela tira outra foto, agora sentada sozinha em um Café, e lá está, um rapaz que parece embasbacado com ela.
Partindo dessas fotos, Haley decidiu fazer uma série de fotografias, intituladas "SOMETHING TO WEIGH" ( ALGO PARA PESAR).Ela que sempre teve consciência de que as pessoas comentavam e riam dela,resolveu inverter os papeis: agora em vez de observada, é ela quem observar.

A artista diz em seu site ( http://haleymorriscafiero.com/) que sempre teve problemas para controlar o peso, e que sua "estrutura" determinou seu lugar na sociedade, o que a faz sentir muitas vezes deslocada, deixada de lado. 
Para esta série, ela escolheu se fotografar em locais socialmente expostos como restaurantes, lojas, piscinas e outros locais de lazer para analisar como seu corpo se encaixa na sociedade.E tentar justapor o seu lugar na cena com temas que contribuem para o aumento de peso. Ou seja, com a série, ela tenta achar seu lugar no mundo.
 Eu fiquei chocada em perceber que EU posso passar por isso. As pessoas podem já ter olhada para mim centenas de vezes com cara de nojo, podem ter caçoado por de trás de mim, e eu nem me dei conta.
Não to aqui levantando a bandeira dos obesos,só por que sou uma. Mas é que não consigo entender como alguém pode julgar uma pessoa por sua aparência física,ou por sua opção sexual, por sua religião... No tempo de onde vem minha cabeça, a única coisa determinante em uma pessoa era seu caráter.
E sem querer estender muito, acho triste que um montão de gente, deixa de conhecer pessoas bacanas por causa desses preconceitos.

Tá aí uma pessoa que ganhou meu respeito, que não se escondeu do mundo, que soube virar a mesa: Haley Morris-Cafiero, te amo.


Beijosdagorda ;**

14 comentários:

  1. "Não consigo entender como alguém pode julgar uma pessoa por sua aparência física,ou por sua opção sexual, por sua religião." Não sei o que dizer, só sei que concordo exatamente com cada palavra que você disse. Acho que todo mundo deveria ler esse post. =/

    Beijos da Ana.
    www.apenasana.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei como uma pessoa pode julgar a outra por ter opção diferente, só sei que chamo essa pessoa que julga pelas aparências, pelas opções e pelas atitudes de medíocres. Enquanto houver mediocridade, não haverá paz.
    Ótimo seu post brima, como sempre vc arrasa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Wellen ^^

    tem algumas fotos que parecem que ela chamou a atenção por outros motivos. Mas realmente é ridículo ver as pessoas caçoando das outras, como se fossem a personificação da perfeição.

    Todo mundo tem defeitos, ainda que não sejam físicos, existem pessoas como algumas dessas com essa falha horrível de caráter e humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Wellen ^^

    tem algumas fotos que parecem que ela chamou a atenção por outros motivos. Mas realmente é ridículo ver as pessoas caçoando das outras, como se fossem a personificação da perfeição.

    Todo mundo tem defeitos, ainda que não sejam físicos, existem pessoas como algumas dessas com essa falha horrível de caráter e humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Ola, eu também não entendo como as pessoas conseguem julgar tanto os outros, só de olhar já ficam criticando, cara aparencia não leva a nada, todo mundo um dia vai ficar todo enrrugado, e ai sera que vai valer de algo ter zuado os outros? Isso me irrita, seria otima se as pessoas pasassem a reparar no que há por dentro, não ficar apontando defeitos dos outros, pois defeitos todos temos.
    (virei fã dela) Haley Morris-Cafiero <

    Beijinhos
    charmof-woman.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. não somos de julgar pela aparência, aqui em casa, mas sabemos que a maioria faz isso.... parabéns pra moça bem como pra ti por esse post
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom ?

    Tem uma tag pra você lá no blog!

    http://rabiscoscriativos.blogspot.com.br/

    Beijos , espero que goste :)

    ResponderExcluir
  8. Como as pessoas são preconceituosas né? Só porque alguém é gordinho , será que é necessário olhar pra essa pessoa com nojo, com risadas, com zombarias? Idiotas essas pessoas são, afinal o que importa são as atitudes e valores de cada um e não o peso, alias de atitudes essas pessoas que olharam ela com preconceito ganham nota zero.

    ResponderExcluir
  9. É triste tudo isso!

    "Não to aqui levantando a bandeira dos obesos,só por que sou uma. Mas é que não consigo entender como alguém pode julgar uma pessoa por sua aparência física,ou por sua opção sexual, por sua religião..." As pessoas julgam porque simplesmente esse é um costume, uma necessidade do ser humano. No entanto, tudo tem um limite, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Uma coisa a gente pode concluir: quantas pessoas patéticas!
    Eu sempre fui franzina e miúda, sofri e sofro bullying também. Quando é que vão cair na real de que isso não faz bem pra ninguém?
    Ótima postagem. Estou seguindo o blog! Esse sim tem conteúdo!

    ResponderExcluir
  11. Ηeya i am fοг the firѕt timе here.
    I came acrоsѕ this board and I fіnd It rеally uѕeful & it
    helped me out much. Ι hope to give ѕomethіng back
    and helр otheгs likе you helpеd me.


    Heгe is my ωeb-site - no teletrack payday loans

    ResponderExcluir
  12. É ridiculo como algumas pessoas se comportam frente ao "diferente", eu ODEIO pessoas preconceituosas, que julgam os demais somente pela aparencia, Mais amor, por favor!

    Beijos

    Taís
    www.llamodee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. sei como e sentir que ninguem a sua volta estar feliz com a sua presença

    ResponderExcluir

Comente! Dê voz a seus pensamentos ;)
Obrigada por comentar e contribuir para o crescimento do blog.
Assim que possível iremos retribuir a sua visita e seu comentário :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...