quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é o Esperanto?


Esperanto é uma língua internacional para ajudar o entendimento entre os povos e a paz mundial. Atualmente o Esperanto é falado por cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo e com a Internet, o Esperanto vem crescendo cada dia mais.

Criada  pelo médico e linguista judeu-polonês Dr. Lázaro Luís Zamenhof (Ludwig Lazar Zamenhof), que aos 28 anos de idade terminou sua obra, e veio a ser público em 26/07/1887. Era uma obra com as instruções em russo e chamava-se “LINGVO INTERNACIA” (Língua Internacional), de autoria de “DOKTORO ESPERANTO”, que na nova língua significa “DOUTOR QUE TEM ESPERANÇA”, com o objetivo de facilitar a comunicação entre povos de diferentes línguas.
Em 1954, é reconhecida como idioma internacional pela Unesco. Aliás, por duas vezes a ONU através da Unesco, em 1954 e em 1985, reconheceu o Esperanto e seu desenvolvimento no campo internacional. Além disso, a Unesco recomendou aos estados-membros que ampliassem o ensino do Esperanto.
Possui uma gramática com apenas 16 regras, sem exceções, e seu vocabulário tem origem em línguas latinas (maior porcentual de palavras), germânicas, eslavas e grega
No Brasil existe um projeto de lei (PROJETO DE LEI No 6.162, DE 2009) para ser aprovado no Senado , no qual se propõe a inclusão do ensino da lingua  Esperanto na grade escolar de todo país.

Os esperantista defende o esperanto por ser uma língua neutra, sem nacionalismo, regionalismo, ou xenofobia. O Esperanto é universal. Sua cultura é a cultura de todo o planeta.
 
Para saber mais acesse: http://www.esperanto.org.br/
 
E você, gostaria de aprender Esperanto? Dê sua opinião.
 
#IlmaraRibeiro.

4 comentários:

  1. Oi meninas!

    Não conhecia esses detalhes sobre o Esperanto e adorei saber mais um pouco. E esse projeto, será que vai ser aprovado?!
    Eu adoraria aprender!

    Bjooookas!

    ResponderExcluir
  2. Em vários países o Esperanto já é ensinado em escolas como uma das línguas estrangeiras, por seu valor propedêutico no aprendizado de idiomas nacionais. Também é ensinado em universidades. A pesquisa do belga Germain Pirlot mostra que está em 68 universidades de 24 países, incluindo o Brasil. http://www.uea.org/agadoj/instruado/universitatoj.html
    Visite: http://esperantomaceio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu gostei dessa postagem, ja sabia que essa lingua existia, e gostaria bastante de aprendê-la
    bj bj!

    ResponderExcluir

Comente! Dê voz a seus pensamentos ;)
Obrigada por comentar e contribuir para o crescimento do blog.
Assim que possível iremos retribuir a sua visita e seu comentário :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...